15 novembro 2009

15 novembro 2009

Tiramisù

8 comentários
 

Encontrei esta receita no fantástico blog italiano Anice & Cannella . A fotografia que acompanhava a receita era tão convidativa que tive de experimentar - ainda por cima tiramisù, um dos grandes doces italianos, e que tantas vezes é feito de forma inferior. Não é o caso desta receita: é simples de fazer, e ainda assim com um resultado óptimo. Só fiz uma pequena alteração em relação à receita original - reduzi uma colher de açúcar.


Ingredientes (4 pessoas):
500g de queijo mascarpone
5 gemas
4 claras
4 colheres de sopa de açúcar
o equivalente a 6 chávenas de café
cacau em pó
chocolate negro cortado em pedaços pequenos
300g de palitos la reine ou equivalentes


Preparação:
Numa tigela grande, bata as gemas juntamente com o açúcar até começar a fazer espuma. Junte o mascarpone e bata em velocidade baixa até estar bem misturado.

Entretanto bata à parte as claras em castelo bem firme. Junte-as a pouco e pouco ao creme de gemas e mascarpone, envolvendo-as bem, mas tentando não as quebrar.

Finalmente, no recipiente em que irá servir, comece a montar o tiramisù: passe os palitos la reine pelo café, apenas do lado do açúcar e sem embeber demasiado. Disponha-os numa primeira camada no fundo do recipiente, com o açúcar para cima (assim o café vai-se entranhando no biscoito, amolecendo-o). Cubra com uma camada de creme de mascarpone, polvilhe com cacau e espalhe alguns pedaços de chocolate. Repita com mais uma camada de biscoitos, seguida de creme, cacau e chocolate. Repita mais uma vez, terminando com o creme, cacau e chocolate.

Leve ao frigorífico e sirva frio.

8 comentários


Patanisca disse...

Essa é uma das minhas sobremesas favoritas. Que aspecto fantástico!!


K disse...

è meu doce preferido, tiramisu e um amor, perfeito
Beijo, semana incrivel procê


Chef Janvier disse...

Monster choc!

Parece tremendamente guloso. Belíssima foto.


Helen disse...

experimentei este fim-de-semana, ficou realmente delicioso, pouco doce e sem o trago a alcool que não gosto de sentir no mais tradicional!
Parabéns pelo blog, que já sigo á algum tempo.
Helen


Ana P disse...

Que belo tiramisú!!!
também o faço assim... acho um crime as invenções que fazem por aí.

Aproveite para visitar o meu blog(ainda muito recente, mas feito com muita garra, apesar de estar a ser feito depois das Festas)

saboresapurados.blogs.sapo.pt


Anónimo disse...

Atenção. A meio da receita diz para molhar-mos algo em café, mas não está presente na lista de ingredientes nessesários


Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Chef Spadanini disse...

Caro Anónimo: a receita refere que se devem molhar os palitos la reine no café, e eles vêm listados nos ingredientes - "300g de palitos la reine ou equivalentes".


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff