18 janeiro 2009

18 janeiro 2009

Encharcada

8 comentários
 

Resolvi fazer encharcada para aproveitar umas gemas que me tinham sobrado de outro prato. A receita que segui foi a do Pantagruel, a 'bíblia' da cozinha portuguesa, na qual se pode sempre confiar. Só adaptei as quantidades ao número de gemas que tinha, ficando assim com o equivalente a duas porções bem servidas.

Ingredientes (2 pessoas):
6 gemas de ovo
1 clara de ovo
170g de açúcar
1dl de água
canela

Preparação:
Deite o açúcar e a água num tachinho e leve ao lume até ferver. Com uma colher verifique a calda até obter ponto de pérola (quando, ao deixar escorrer devagar a calda da colher, esta formar um fio mais grosso com uma pequena bola - a 'pérola' - na ponta). Reserve.
Entretanto, bata bem as gemas e a clara num recipiente e deite-as sobre a calda através de um passador, espalhando bem para que fiquem bem distribuídas no tacho. Leve a lume brando e deixe cozer, misturando com a calda. Com a colher de pau vá evitado que os ovos se peguem nas paredes do tacho, para que não fiquem com um bordo seco.
Assim que estiverem cozidos, deite num pirex, polvilhe bem com canela e leve ao forno, de preferência com o grill ligado, para que toste ligeiramente por cima.

8 comentários


ameixa seca disse...

Lá vai o colesterol até ao tecto :) Adoro estes doces regionais!


sunflower disse...

Então e as bombocas? :D


Isabel Seabra disse...

Olá!

Há um docinho para esta cozinha no meu blog. É só ir buscar.
bjs


Luís Pontes disse...

Caro Janvier,

Obrigado pelas palavras que deixou no final do Comidas Caseiras.
É bem verdade que isto dos blogs se torna viciante, embora as ligações e amizades virtuais que gera, estranhas por certo mas também não menos reais que as outras de carne e osso, sejam recompensa bem gratificante.

Na verdade 2 blogs sobre comida eram "filhos" a mais, morreu o que dava mais trabalho, ficou o Outras Comidas, sempre é mais ligeiro, quando a prosa não sai, resolve- com uma ou duas fotos... :-)

Abraço

Luís Pontes


Filipa disse...

Aproveito antes de mais para lhe dar os Parabéns pelo 2º aniversário do seu blog. Obrigada por partilhar connosco tantas receitas deliciosas.
Esta encharcada está com um aspecto maravilhoso...vou ter de experimentar ;-)
Beijinhos


colher-de-pau disse...

Tenho uma adoração por doces conventuais, sendo um dos meus favoritos a encharcada.
Esta ficou lindíssima.


Anónimo disse...

Isso é porque não conheces o "Tesouro das Cozinheiras"...


Isabel Seabra disse...

Olá
Desta vez não é um docinho...é um desafio à vossa espera no meu blog...passem por lá.
bjs


 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff